Tubos de concreto em São Paulo em projetos de saneamento

tubos de concreto em são paulo

Os materiais de concreto possuem suma importância nos mais diversos segmentos, seja na construção civil e até mesmo para saneamento básico, setor esse que somente 45% da população possui. Porém, qual o motivo desse tipo de material ser extremamente utilizado nesse setor? Nesse texto, você entenderá mais sobre a importância dos tubos de concreto em São Paulo para projetos de saneamento básico.

Vantagens da utilização de tubos de concreto em São Paulo para projetos de saneamento básico

Um dos principais motivos que fazem com que os tubos de concreto em São Paulo é a sua praticidade em sua aplicação. Além disso, sua resistência mecânica se destaca, aguentando cargas pesadas e até mesmo aterros grandes. Um projeto que utiliza bloco de concreto, quando bem executado, oferece uma vida longa extremamente útil.

Sua aplicação pode ser feita nos mais diversos ambientes, sendo recomendada tanto em áreas urbanas, quanto rurais, pois é um material que se adapta bem a qualquer tipo de lugar.

tubos de concreto em são paulo

A fim de regularizar e tornar mais segura a utilização de tubos de concreto em São Paulo, existem as Normas Regulamentadoras específicas para esse material. Confira abaixo algumas das principais normas estabelecidas pela ABNT: 

  • ABNT NBR 15396:2017 — especifica os requisitos mínimos para fabricação, controle da qualidade e recebimento das aduelas (galerias celulares) pré-moldadas e pré-fabricadas em concreto armado para execução de obras lineares destinadas à canalização aberta ou fechada de córregos;
  • ABNT NBR 9648:1986 — Esta Norma fixa as condições exigíveis no estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário do tipo separador, com amplitude suficiente para permitir o desenvolvimento do projeto de todas ou qualquer das partes para que o constituem;
  • ABNT NBR 15319:2007—  Esta Norma fixa os requisitos e métodos de ensaio para aceitação de tubos de concreto armado, de seção circular, para execução de obras lineares pelo método subterrâneo não-destrutivo
  • ABNT NBR 8890:2007 — Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para fabricação e aceitação de tubos de concreto e respectivos acessórios, segundo as suas classes e dimensões, destinados a condução de águas pluviais, esgoto sanitário e efluentes industriais.

Além dos tubos de concreto em projetos de saneamento básico, confira alguns outros itens:

Fossas sépticas: unidades de tratamento primário de esgoto doméstico, nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.

Caixas de passagem: recipientes que permitem a inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações de esgoto.

Caixa de gordura: fabricado em concreto, sem impermeabilizante/aditivo definitivo. O tratamento é de ação física (gravidade) e retêm óleos e gorduras residuais sobrenadantes em meio líquido.

Onde encontrar tubos de concreto em São Paulo para projetos de saneamento básico

tubos de concreto em são paulo

A Depósito Sardinha proporciona uma excelente experiência para quem procura por tubos de concreto em projetos de saneamento básico. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais de extrema qualidade. Teremos um imenso prazer em lhe atender e proporcionar o que há de mais completo nesse ramo. 

Para ficar por dentro de novidades e dicas sobre esse segmento, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que há de novo nesse segmento. 

Deixe uma resposta